Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EDITAL N.º 54 /2022 - DRG/CMP/IFSP Processo Seletivo para o curso de Pós-Graduação lato sensu Especialização em Ciência de Dados

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 09h51 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 12h30

Índice de Artigos

Edital 54_2022 - versão em PDF assinado

Edital 54_2022- Anexos I ao VIII.

 

EDITAL N.º /2022 - DRG/CMP/IFSP

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA DE DADOS

 

1. DA ABERTURA

O Diretor do Câmpus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Ciência de Dados, a ser oferecido no Câmpus Campinas da Instituição.

1.1. Organização

O processo seletivo será conduzido pela Comissão Organizadora designada pelo Coordenador do Curso.

1.2. Validade

Os resultados do processo seletivo deste Edital serão válidos apenas para o preenchimento de vagas oferecidas para ingresso no 1° semestre do ano letivo de 2023, conforme calendário acadêmico a ser divulgado.

2. DO CURSO

2.1. Regulamentação

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu do IFSP são regulamentados pela Resolução IFSP nº 04, aprovada em 05/10/2021

2.2 Público alvo

2.2.1. Poderão se candidatar os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou portadores de declaração de colação de grau emitida pela instituição de ensino superior, explicitada a data da obtenção do grau, que estejam atuando ou que desejam atuar na área de Ciência de Dados.

2.3.Objetivos do Curso

2.3.1.Objetivo Geral

Formar especialistas, denominados Cientistas de Dados, aptos a atuar com métodos, processos, algoritmos e sistemas otimizados para analisar e interpretar relações complexas de dados produzidos digitalmente. O Cientista de Dados se desenvolve a partir de competências e habilidades multidisciplinares, empregando pensamento analítico para apoiar a tomada de decisão e a solução de problemas do setor produtivo e da sociedade.

2.3.2. Objetivos Específicos

● Articular o processamento de dados e sua relação com os processos de tomada de decisão e solução de problemas;

● Criar narrativas guiadas por dados para comunicação eficiente de informações, apoiadas pelos diversos elementos gráficos e tabulares disponíveis;

● Promover a atitude ética diante da geração, manipulação, salvaguarda e publicação de dados pessoais e dados sensíveis, sob a ótica da legislação vigente e os princípios constitucionais, assim como observando as boas práticas internacionalmente estabelecidas;

● Articular conceitos de estatística e matemática com as práticas de análise e interpretação de fenômenos do setor produtivo e da sociedade, a partir da compreensão das relações complexas de dados, e com o objetivo de prover aporte teórico ao Cientista de Dados;

● Avaliar a adoção e o uso de tecnologias e ferramentas de software emergentes para a infraestrutura de armazenamento e processamento de dados, observando os requisitos de disponibilidade e balanceamento de carga;

● Aplicar técnicas emergentes de inteligência artificial para eficiência das atividades envolvidas no ciclo de vida dos dados;

● Avaliar a adoção e uso de sistemas e software para visualização de dados para atender os diversos públicos-alvo envolvidos, os quais pressupõem diferentes níveis de agregação e granularidade para entendimento eficiente da informação; e

● Conhecer os desafios e oportunidades envolvidos na profissão por meio do contato com projetos e iniciativas de ciência de dados.

2.4. Carga Horária

A carga horária total do curso é de 420 horas, sendo 360 horas para os componentes curriculares e 60 horas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. O prazo máximo para integralização do curso é de 30 meses a contar da matrícula inicial, conforme estabelece a Resolução IFSP nº 04/2021.

2.5. Período e Local

O curso será oferecido em dois dias na semana, no turno noturno, na modalidade semipresencial, sendo um dia com carga horária à distância (EAD) e outro dia com carga horária presencial. As atividades presenciais acontecem no Câmpus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), localizado na Avenida Heitor Lacerda Guedes, 1000, Cidade Satélite Íris, Campinas, SP.

2.6. Investimento

O curso é gratuito, não possuindo mensalidades, taxa de matrícula e taxa de inscrição para o processo seletivo

2.7. Vagas

São ofertadas 30 vagas para o curso, com ingresso no 1º semestre de 2023.

2.7.1. Características das vagas disponíveis:

a. Ampla Concorrência – Vagas para todos e quaisquer candidatos inscritos, entre os quais estão incluídos os candidatos que solicitarem vagas reservadas por meio das Ações Afirmativas (autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas (PPI) ou pessoa com deficiência (PCD)), cuja posição será baseada na classificação obtida no processo seletivo.

b. Ações Afirmativas – Vagas destinadas aos candidatos que satisfaçam uma das seguintes condições: autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas (PPI) ou pessoa com deficiência (PCD).

Quadro 1. Distribuição das vagas

Total de vagas Candidatos ampla concorrência Candidatos autodeclarados negros ( pretos e pardos) ou indígenas  Candidatos com deficiência 
30 22 6 2

 

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. Período de Inscrição

De 23/09/2022 até 16/10/2022.

3.2. Local e Horário

3.2.1. A inscrição para o Processo Seletivo será online mediante o preenchimento de Formulário de Inscrição no endereço eletrônico:

http://www.cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados-inscricao

3.2.2. No ato da inscrição, o candidato deverá informar, obrigatoriamente, um e-mail válido para contato, que será usado para o recebimento de instruções de acesso à plataforma online de aplicação da prova objetiva (item 6.1). O candidato não pode informar como e-mail de contato o e-mail institucional do IFSP.

3.2.3. Ao final do procedimento de inscrição, o candidato deverá guardar a mensagem que comprova que sua inscrição está finalizada, com o nome do candidato e um número de inscrição.

3.2.4. Durante o período de inscrição, caso haja necessidade, o candidato pode refazer sua inscrição. Neste caso, será considerada sua inscrição mais recente.

3.2.5. Recomenda-se a realização da inscrição com antecedência, uma vez que a Comissão Organizadora não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

3.3. Documentos exigidos para inscrição O candidato deverá anexar cópia legível, em formato PDF, dos seguintes documentos, sendo o candidato responsável por eventuais irregularidades que se constatem a qualquer tempo:

a) Cópia do Diploma de graduação em nível superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Caso o candidato ainda esteja concluindo suas atividades de graduação, deverá incluir uma declaração explicitando essa condição, conforme o Anexo IV deste Edital, ficando obrigado a apresentar os documentos comprobatórios no ato da matrícula, em caso de aprovação. Caso o candidato já tenha concluído seu curso superior de graduação, mas ainda não obteve o diploma, deverá incluir uma declaração de conclusão de curso da instituição em que completou sua formação. Sublinhamos que, em caso de aprovação, a comprovação da conclusão do curso de graduação se dará, obrigatoriamente, quando da matrícula do candidato. A matrícula somente será realizada com os documentos comprobatórios da conclusão do curso de graduação: Diploma registrado de curso superior ou Atestado de Conclusão de Curso ou Certificado de Conclusão de Curso. Sem esses documentos a matrícula não será efetivada. Caso o candidato seja aprovado sem que possua diploma registrado, sublinhamos que é obrigatória a apresentação desse documento ao longo do curso de especialização. A apresentação do diploma registrado é condição necessária para a expedição do certificado de especialização. O candidato estrangeiro deverá ser portador de diploma de graduação revalidado.

b) Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou documento oficial (com foto), sendo o candidato responsável por informar os dados autênticos, o que inclui possíveis alterações no nome ou sobrenome.

c) Se estrangeiro, na condição de imigrante, apresentar cópia do Registro Nacional de Estrangeiro ou passaporte com visto de entrada no Brasil e comprovante de situação regular em território nacional, mediante visto temporário com finalidade de estudo, de acordo com Art. 14, Inciso I, Alínea “d” da Lei nº 13.445/2017 e Art. 33, Inciso I, Alínea “d” do Decreto nº 9.199/2017.

d) Se estrangeiro, na condição de refugiado, apresentar cópia do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório, conforme Art. 3º, Inciso II, Alínea “d” do Decreto nº 9.277/2018.

e) Formulários referentes às Ações Afirmativas, Anexos I e II, se for o caso.

f) Uma Carta de Intenções do candidato (descrição no item 6.2 deste Edital).

3.3.1. Não serão aceitos outros documentos em substituição aos relacionados anteriormente.

3.3.2. É vedado o acréscimo de documentos após o período de inscrição.

3.3.3. É de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento, inclusive assinatura, de todos os formulários necessários para inscrição.

3.3.4. Não serão aceitos pedidos de inscrição, por via postal, fax, em caráter condicional ou de modo diverso ao previsto neste Edital.

3.3.5. De acordo com a Portaria IFSP nº 2.102, de 13 de maio de 2014, fica assegurado ao candidato transgênero que desejar ser tratado pelo gênero e pelo Nome Social, durante a realização das provas e de qualquer outra fase presencial do processo seletivo, o direito de solicitar atendimento especial, mediante preenchimento do formulário constante no Anexo III.

3.4. Documentos para os candidatos – Ações Afirmativas

3.4.1. Os candidatos que optarem por concorrer às vagas destinadas às ações afirmativas deverão encaminhar, além dos documentos elencados no item 3.3, o Anexo I (para candidatos autodeclarados negros ― pretos e pardos ― ou indígenas) ou II (para candidato com deficiência), conforme o caso.

3.4.2. Os candidatos à reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) poderão solicitar adaptações/adequações específicas para a realização da(s) etapa(s) do processo seletivo, informando os recursos de acessibilidade, de tecnologia assistiva ou qualquer tratamento diferenciado necessário. A solicitação deverá ser feita no ato da inscrição, mediante encaminhamento de declaração que será anexada ao laudo médico.

3.4.3. Ressalvadas as condições específicas para a realização da(s) etapa(s) do processo seletivo, os candidatos com deficiência participarão em igualdade de condições com os demais candidatos, no que tange ao horário, ao local, ao conteúdo, aos critérios de aprovação e a todas as demais normas de regência para o processo seletivo.

3.4.4. Os candidatos à reserva de vaga para Pessoas com Deficiência (PCD), além da indicação na declaração (Anexo II), precisam encaminhar, no período da inscrição, cópia legível do laudo médico, formato PDF, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), contendo o nome do médico especialista, sua assinatura e CRM. O laudo médico será encaminhado ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), para conferência e confirmação da concorrência às vagas reservadas a pessoas com deficiência.

4. RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES

4.1. Serão recebidas as inscrições que forem acompanhadas dos documentos dos itens 3.3 e 3.4.

4.2. Durante o recebimento das inscrições, será checado apenas se os arquivos, em formato PDF, referentes aos documentos dos itens 3.3 e 3.4 foram enviados. A conferência do teor e veracidade de tais documentos será realizada posteriormente, por ocasião da matrícula.

4.3. É de inteira responsabilidade do candidato a conferência e veracidade dos documentos a serem encaminhados para inscrição, assim como o envio de toda a documentação solicitada, de forma legível, completa e que corresponda ao segmento da inscrição pleiteado (Quadro 1). Eventual 6 divergência constatada na documentação ao longo do processo seletivo ensejará a eliminação do candidato.

4.4. A divulgação das inscrições recebidas ocorrerá, conforme o Cronograma (Quadro 5), no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados.

4.5. O candidato que desejar interpor recurso contra a nota obtida nesta etapa, deverá fazê-lo pelo endereço eletrônico http://www.cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados-recursos, conforme o Cronograma (Quadro 5).

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. O processo de seleção constará de duas etapas:

Etapas  Avaliações Natureza

Pontuação Mínima

Pontuação Máxima
a) Prova Objetiva Eliminatória/Classificatória 4 20
b) Carta de Intenção Eliminatória/Classificatória 5 10
Total   9 30

 

5.2. Somente poderão participar das etapas do processo de seleção os candidatos que tiverem sua inscrição recebida.

5.3. O candidato que deixar de participar de qualquer uma das etapas do processo seletivo estará eliminado.

5.4. Em hipótese alguma haverá segunda chamada para qualquer uma das etapas, sob qualquer pretexto, e nenhum candidato poderá realizá-las fora do local e horário determinados.

5.5. Será eliminado do processo seletivo o candidato que:

a) se utilizar de documentos falsos ou irregulares para participar do processo seletivo;

b) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos; ou

c) deixar de assinar a lista de presença (quando houver).

6. DA DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO 

6.1. Primeira Etapa: Prova Objetiva

6.1.1. A prova objetiva ocorrerá de forma online, via plataforma específica.

6.1.2. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, ocorrerá no dia 31 de outubro de 2022, segunda-feira, com início às 19h00 e previsão de duas horas de duração.

6.1.3.Informações sobre o acesso à prova online serão remetidas até o dia anterior à realização da prova, individualmente, ao endereço de e-mail do candidato que foi informado no momento da inscrição. É de responsabilidade do candidato fornecer o endereço correto, assim como zelar pelo recebimento e sigilo das credenciais sob sua guarda. O IFSP não se responsabiliza por extravio das credenciais ou o não recebimento ou recusa das mensagens, por quaisquer motivos técnicos. Recomenda-se que o candidato fique atento à lixeira eletrônica de seu e-mail (spam).

6.1.4. A prova objetiva conterá 20 questões de múltipla escolha, formuladas pela Comissão Organizadora, com base nas bibliografias apresentadas no Anexo VIII deste Edital e nos seguintes conteúdos programáticos:

Quadro 3. Conteúdos Programáticos

Tópico Quantidade de questões
Informática: Lógica de programação e algoritmos; programação estruturada; tipos de dados básicos; operadores aritméticos, relacionais e lógicos; expressões lógicas e aritméticas; estruturas condicionais; estruturas de repetição; funções e passagem de parâmetros; e vetores e matrizes. 10
Matemática: Conjuntos e funções; matrizes e determinantes; sistemas lineares; probabilidade; e estatística descritiva. 5
Inglês: Interpretação de textos; compreensão de textos e referências técnicas; principais tempos verbais da língua inglesa; e preposições, conjunções e pronomes. 5

 

6.1.5. Será atribuída, nesta etapa, uma nota de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 4 (quatro) pontos. Cada questão vale 1 (um) ponto e cada questão não respondida consistirá de 0 (zero) ponto.

6.1.6. Os candidatos terão apenas uma única tentativa para o envio de sua prova objetiva respondida. Demais tentativas serão desconsideradas.

6.1.7. O resultado preliminar desta etapa, contendo as notas e classificação dos candidatos, será publicado no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados, conforme o Cronograma (Quadro 5). 8

6.1.8. O candidato que desejar interpor recurso contra a nota obtida nesta etapa, deverá fazê-lo pelo endereço eletrônico http://www.cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados-recursos, conforme o Cronograma (Quadro 5)

6.1.8.1. Serão preliminarmente indeferidos os recursos:

a) cujo teor desrespeite a Comissão Organizadora;

b) que estejam em desacordo com as especificações contidas neste Edital;

c) sem fundamentação ou com fundamentação inconsistente ou incoerente; e

d) que contenham fundamentação idêntica de diferentes candidatos.

6.1.8.2. Se houver alteração, por força de deferimento de recursos contra a nota obtida na Prova Objetiva, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

6.1.8.3. O parecer sobre os recursos interpostos é irrecorrível.

6.1.9. O resultado final da classificação e notas obtidas nesta etapa será publicado no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados, conforme o Cronograma (Quadro 5).

6.1.10. Os candidatos que não obtiverem a nota mínima exigida nesta etapa estão, automaticamente, eliminados e não participarão da Segunda Etapa do Processo Seletivo.

6.1.11. Participarão da Segunda Etapa deste Processo Seletivo os candidatos habilitados com as 60 (sessenta) maiores notas na Primeira Etapa, respeitado o item

6.1.10, seguindo a proporção 2:1 em relação às vagas oferecidas (Quadro 1), respeitando-se as vagas destinadas às ações afirmativas, conforme o Quadro abaixo:

Convocados para segunda etapa Candidatos ampla concorrência  Candidatos autodeclarados negros ( pretos e pardos) ou indígenas  Candidatos com deficiência 
60 44 12 4

 

6.1.12. Na hipótese de número insuficiente de candidatos com deficiência, serão convocados candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, observada a ordem de classificação. Na hipótese de número insuficiente de candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, serão convocados candidatos da ampla concorrência, observada a ordem de classificação.

6.1.13. Caso haja empate na última colocação, em qualquer segmento de vagas, todos os candidatos nesta situação serão convocados para a Segunda Etapa do Processo Seletivo. 

6.1.14. Eventuais ocorrências nesta etapa, não previstas neste Edital, serão avaliadas pela Comissão Organizadora e, posteriormente, divulgadas, se necessário, no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados.

6.2. Segunda Etapa: Carta de Intenções

6.2.1. Na Carta de Intenções, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato deverá discorrer sobre os seguintes temas:

a. O que o candidato entende por Ciência de Dados e porque acha que tratar deste tema é importante;

b. Os motivos pelos quais o candidato se interessou por um curso com este perfil; e

c. A importância do curso em sua formação, relacionando sua trajetória acadêmica e profissional, assim como as experiências e projetos que já desenvolveu ou busca desenvolver.

6.2.2. Será atribuída, nesta etapa, uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 5 (cinco) pontos.

6.2.3. A Carta de Intenções deverá ser submetida, obrigatoriamente, no ato de inscrição do processo seletivo (item 3.3-f do Edital).

6.2.4. Esta carta deverá ter, no máximo, uma página, no seguinte formato:

a. PDF (Portable Document Format);

b. Fonte: Times New Roman; Tamanho: 12;

c. Espaçamento entre linhas: 1,5;

d. Margens: superior e inferior: 2,5 cm e esquerda e direita: 3,0 cm.

6.2.5. Serão levados em consideração os seguintes critérios para pontuação da Carta de Intenções:

a. Quanto à formatação do texto, seguindo o padrão exigido, conforme item 6.2.4;

b. Quanto ao uso da linguagem culta e da estrutura do texto, devendo apresentar coesão e coerência de ideias;

c. Quanto ao conteúdo, o candidato deverá revelar capacidade crítica argumentativa sobre os temas em questão; e

d. Quanto ao perfil do candidato, de acordo com as potencialidades demonstradas e a expectativa de contribuição do curso em sua formação profissional ou acadêmica.

6.2.6. A pontuação da Carta de Intenções será composta pela média aritmética simples das notas atribuídas por 2 (dois) membros da Comissão Organizadora, conforme a fórmula a seguir:

● Pontuação Carta de Intenções: P = (N1 + N2) / 2, onde

○ N1 é a nota do avaliador 1 (máximo: 10 pontos)

○ N2 é a nota do avaliador 2 (máximo: 10 pontos)

6.2.7. Não serão admitidos recursos contra a pontuação da Carta de Intenções. 

6.2.8. As pontuações das Cartas de Intenções serão divulgadas junto com o resultado preliminar e final dos candidatos classificados e aprovados no Processo Seletivo, conforme o Cronograma (Quadro 5).

7. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1. Serão classificados os candidatos que obtiverem a nota mínima no processo de seleção, cuja nota final do candidato é dada pela soma das pontuações da Prova Objetiva e da Carta de Intenções.

7.2. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente, mediante nota final obtida nas etapas do processo seletivo e preencherão as vagas oferecidas de acordo com o estabelecido neste Edital.

7.3. Na hipótese de não haver candidatos PCD (pessoa com deficiência) ou aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas aos candidatos PCD, as vagas remanescentes serão revertidas para os candidatos PPI (autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas), observada a ordem de classificação.

7.4. Na hipótese de não haver candidatos PPI (autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas) ou candidatos PCD (pessoa com deficiência) ou candidatos aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas aos candidatos PPI e PCD, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

7.5. Em caso de empate serão aplicados os seguintes critérios, privilegiando-se, nesta ordem, o candidato que detiver a maior:

a. Idade entre os idosos (maiores de 60 anos), conforme previsto no Art. 27, parágrafo único, da Lei No 10.741/2003;

b. Pontuação na Carta de Intenções;

c. Pontuação na Prova Objetiva;

d. Tempo de conclusão da graduação e

e. Idade.

7.6. resultado preliminar dos candidatos classificados e aprovados no processo seletivo nas vagas de ampla concorrência e de ações afirmativas será publicado no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados, conforme o Cronograma (Quadro 5).

7.7. Será permitido ao candidato interpor recurso da nota final obtida. Para tanto, o candidato poderá apresentar o recurso (ANEXO VII) no endereço eletrônico: http://www.cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados-recursos, conforme o Cronograma (Quadro 5).

7.8. O parecer sobre os recursos interpostos é irrecorrível.

7.9. O resultado final do processo seletivo, com as distribuições de vagas em ampla concorrência e ações afirmativas, será divulgada no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados, conforme o Cronograma (Quadro 5)

8. DA MATRÍCULA

8.1. Os candidatos selecionados, classificados e aprovados serão convocados para matrícula obedecendo rigorosamente à ordem final de classificação no processo seletivo, até se completar o número total de vagas, conforme estabelecido neste Edital.

8.2. Em caso de desistência de candidato negro (preto ou pardo) ou indígena aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato negro (preto ou pardo) ou indígena posteriormente classificado.

8.3. Em caso de desistência de candidato com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato com deficiência posteriormente classificado.

8.4. Os candidatos selecionados, classificados e aprovados deverão efetuar a matrícula no período estabelecido no Cronograma (Quadro 5).

8.5. Para realizar a matrícula, o(a) candidato(a) selecionado(a), classificado(a) aprovado(a) deverá:

8.5.1. Ter cadastro na Plataforma Gov.Br. Caso não tenha, será necessário realizar o cadastro no endereço: https://www.gov.br/login;

8.5.2. Na Plataforma Gov.Br, pesquisar e acessar o serviço “Matricular-se em Curso de Pós Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) – IFSP”;

8.5.3. Na página “Matricular-se em Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) – IFSP”, clicar no botão INICIAR e preencher o formulário de matrícula, incluindo cópia legível dos seguintes documentos, em formato PDF, JPG, JPEG ou PNG, sendo o(a) candidato(a) responsável por eventuais irregularidades que se constatem a qualquer tempo:

a) Diploma registrado de graduação em nível superior em curso reconhecido pelo MEC ou Atestado de Conclusão de Curso, caso o candidato tenha apresentado no ato de inscrição apenas uma declaração de conclusão de curso ou feito inscrição condicional utilizando o ANEXO IV deste Edital. O candidato selecionado que fizer matrícula sem o diploma registrado deverá, obrigatoriamente, apresentá-lo ao longo do curso de especialização. A apresentação do diploma registrado é condição necessária para a expedição do certificado de especialização;

b) Histórico Escolar Final do curso de graduação em nível superior. Caso o Histórico não tenha sido expedido, será aceito o Atestado de Conclusão do curso de graduação, sendo que o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar o Histórico ao longo curso;

c) Carteira de Identidade (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);

d) Certidão ou Sentença Judicial, caso haja mudança do nome civil;

e) Cadastro de Pessoas Físicas na Receita Federal do Brasil (CPF) ou o comprovante de situação cadastral do CPF, disponível em www.receita.fazenda.gov.br;

f) Certidão de Quitação Eleitoral, disponível em https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral ou declaração informando que está quite com a Justiça Eleitoral, conforme ANEXO V;

g) Certidão de Alistamento Militar ou Carteira de Reservista, caso se aplique;

h) Se estrangeiro, o candidato deverá apresentar cópia de diploma de graduação revalidado e histórico escolar;

i) Comprovante de Endereço atualizado ou Declaração de Endereço, conforme ANEXO VI;

j) Laudo Médico emitido nos últimos 12 meses, caso se aplique;

k) Link para Currículo Lattes;

l) Foto 3X4 recente.

8.5.4 Para informações ou dúvidas sobre a matrícula na Plataforma Gov.Br, o(a) candidato(a) poderá:

a) Entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Acadêmico do Câmpus Campinas, por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

b) acessar o tutorial para o cadastro na Plataforma Gov.br no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qKDrDbYS2xc.

c) acessar o tutorial para solicitação de matrícula via Plataforma Gov.Br no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=S00mHh5Ig2k.

8.6. A falta de quaisquer dos documentos relacionados no ato da matrícula implicará na perda da vaga.

8.7. O candidato, em caso de perda, furto ou roubo de documentos necessários à matrícula, pode enviar cópia do boletim de ocorrência, juntamente com declaração de comprometimento de apresentação da documentação pertinente, em prazo estipulado pelo IFSP. Os documentos enviados deverão ser legíveis, em formato PDF.

8.8. Caso o candidato convocado não realize a matrícula no prazo especificado neste Edital, implicará na abdicação do direito à vaga e na chamada do próximo candidato selecionado, classificado e aprovado, obedecendo-se a ordem de classificação.

8.10. Caso haja desistência de candidatos convocados para matrícula ou eventuais problemas na documentação fornecida, essas vagas serão disponibilizadas para a realização de segunda e terceira chamadas para matrícula. A divulgação de tais chamadas será veiculada no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados, conforme o Cronograma (Quadro 5).

8.11. Em caso de novas chamadas para matrícula, elas serão veiculadas no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados.

9. CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para o curso de pós-graduação Lato Sensu, especialização em Ciência de Dados, seguirá o cronograma apresentado no quadro abaixo:

 

Quadro 5. Cronograma

Atividade Data
Inscrições 23 de setembro de 2022 a 16 de outubro de 2022
Divulgação das inscrições recebidas 19 de outubro de 2022
Solicitação de recursos sobre as inscrições recebidas. 20 e 21 de outubro de 2022
Resultado da análise dos recursos sobre as inscrições recebidas. 26 de outubro de 2022
Prova Objetiva 31 de outubro de 2022
Resultado preliminar da Prova Objetiva 03 de novembro de 2022
Solicitação de recursos sobre o resultado preliminar da Prova Objetiva 04 e 05 de novembro de 2022
Resultado da Prova Objetiva após análise de recursos 11 de novembro de 2022
Resultado preliminar do Processo Seletivo 28 de novembro de 2022
Apresentação de recursos sobre o resultado preliminar do Processo Seletivo 29 e 30 de novembro de 2022
Resultado final do Processo Seletivo 02 de dezembro de 2022
Matrículas 16 e 17 de janeiro de 2023
Divulgação da segunda chamada 19 de janeiro de 2023
Matrícula da segunda chamada 23 e 24 de janeiro de 2023
Divulgação da terceira chamada 26 de janeiro de 2023
Matrícula da terceira chamada 30 e 31 de janeiro de 2023

 

 

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Será eliminado ou terá o cancelamento de sua matrícula, em qualquer época, o candidato que apresentar documentos ou informações falsas ou outros meios ilícitos.

10.2. Serão excluídos os candidatos selecionados, classificados e aprovados que não efetuarem a matrícula no período estabelecido neste Edital. 

10.3. Será desclassificado ou terá a perda da vaga, em qualquer tempo, o candidato que não apresentar a comprovação de quaisquer dos requisitos ou documentos requeridos neste Edital.

10.4. Será de inteira responsabilidade do candidato a procura pelas informações referentes ao andamento do processo seletivo. As informações poderão ser obtidas no site do IFSP Campinas, http://www.cmp.ifsp.edu.br, e em página de divulgação específica, https://cmp.ifsp.edu.br/cienciadedados.

10.5. Este edital contém todas as informações necessárias para realização do processo seletivo. Contudo, os candidatos que necessitarem de esclarecimentos deverão enviar e-mail para endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

10.6. Para registrar manifestação [reclamação, denúncia, elogio, sugestão, solicitação de simplificação, solicitação de providência administrativa] sobre este processo seletivo ou outros assuntos referentes a/o IFSP na Ouvidoria Geral, ou solicitação de acesso à informação [diferente de esclarecimento de dúvidas] no Serviço de Informação ao Cidadão, utilize a plataforma Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/.

10.7. O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado, em parte ou no todo, a qualquer tempo, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinem, sem que isso venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

10.8. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo.

 

 

Campinas,   20 de setembro de 2022.

 

 

EBERVAL OLIVEIRA CASTRO
Diretor-Geral
(assinado eletronicamente)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página