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Tecnologia em Eletrônica Industrial

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 13h03 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 14h12

Campus: Campinas Forma de ingresso: ENEM/SISU*
Período: Vespertino Requisito: Ensino Médio Completo
Formato: Presencial Oferta: 40 vagas anuais
Duração: 6 períodos Ingresso: 1º semestre

* Este curso encontra-se em processo de extinção. Dessa forma, atualmente, não há previsão de ingresso de novas turmas ou de abertura de processos de transferência.

* Outras formas de ingresso são por meio de processos seletivos simplificados, por reopção de curso, por transferência interna e externa e por reingresso (para portadores de diploma). Acompanhe em nossa página, os editais específicos publicados conforme disponibilidade de vagas.

O Tecnólogo em Eletrônica Industrial Projeta circuitos eletrônicos; Planeja e supervisiona a instalação de sistemas e dispositivos eletrônicos utilizados na indústria; Supervisiona a manutenção de sistemas e dispositivos eletrônicos utilizados na indústria; Controla a qualidade de produção de máquinas e dispositivos eletrônicos; Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Fontes:  Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia 2016; Projeto Pedagógico do Curso Tecnologia Industrial - IFSP Campus Campinas (julho de 2019)

O curso Tecnologia em Eletrônica Industrial foi instituído pela Resolução nº 33/2017, de Maio de 2017, sendo a estrutura curricular estabelecida como segue:

- Estrutura Curricular

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra as informações pertinentes ao curso, sendo um documento de extrema importância e relevância. Norteando os trabalhos para o melhor aprendizado dos estudantes.

- Projeto Pedagógico do Curso Tecnologia em Eletrônica Industrial - Campus Campinas (julho de 2019)

A região metropolitana de Campinas e outras cidades próximas possuem diversas indústrias associadas à produção, pesquisa, desenvolvimento e manutenção de dispositivos eletrônicos em diversas áreas.

O Tecnólogo em Eletrônica Industrial formado pelo IFSP no Campus Campinas desenvolve, planeja e supervisiona a instalação de dispositivos eletrônicos para aplicações que estão em sintonia com o arranjo produtivo local. Além disso, visando o desenvolvimento local de forma ativa, as disciplinas Metodologia de Projetos e Inovação, Projeto Integrador I, Projeto Integrador II, Matemática Financeira e Gestão e Empreendedorismo buscam desenvolver no egresso conhecimentos sólidos em projetos e em empreendedorismo.

As diversas disciplinas na área de Eletrônica Digital, Eletrônica Analógica, Microprocessadores e Linguagem e Descrição de Hardware, se conjugadas com as disciplinas eletivas Introdução à Microeletrônica e Projeto de Circuitos Integrados oferecem os subsídios necessários para que o egresso atue em empresas e centros de pesquisa com atividade na área de sistemas embarcados e microeletrônica.

As disciplinas de Controle de Processos, Automação Industrial, Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Saúde, Segurança e Sociedade e as disciplinas eletivas Redes de Comunicação Industrial e Robótica articulam com a atuação do Tecnólogo em Eletrônica Industrial nas áreas de manutenção e comissionamento de linhas de produção automatizadas de empresas de diversos segmentos.

Por fim, com o aumento da penetração da eletrônica de potência em diversas áreas como automobilística, automação industrial, geração e transmissão de energia elétrica as disciplinas de Eletrônica de Potência, Controle de Processos, Eletrotécnica e a disciplinas eletiva Conversores Eletrônicos para Fontes Alternativas de Energia buscam desenvolver no egresso a habilidade de compreender, desenvolver e realizar manutenção em conversores eletrônicos no âmbito da eletrônica de potência para diversas finalidades.

Mandato atual

Prof. Dr. Marcio Bender Machado

E-mail da coordenação:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Plano de Ação da Coordenação do Curso Tecnologia em Eletrônica Industrial

Horário de atendimento do coordenador: 

Mandatos de coordenação de curso anteriores: 

  • Prof. Dr. Guilherme Henrique Favaro Fuzato;
  • Prof. Msc. Nilton Costa Junior.

 

Encontra-se abaixo a listagem atual de docentes do curso Tecnologia em Eletrônica Industrial:

Relatório de Infraestrutura Atualizado (21 de setembro de 2021)*

*Utilizado no processo de abertura do curso Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Conforme indicado na LDB – Lei 9394/96 - a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Da mesma forma, no IFSP é previsto pela “Organização Didática” que a avaliação seja norteada pela concepção formativa, processual e contínua, pressupondo a contextualização dos conhecimentos e das atividades desenvolvidas, a fim de propiciar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem que possibilite ao professor analisar sua prática e ao estudante comprometer-se com seu desenvolvimento intelectual e sua autonomia.

Assim, os componentes curriculares do curso preveem que as avaliações têm caráter diagnóstico, contínuo, processual e formativo e são obtidas mediante a utilização de vários instrumentos, inclusive, desenvolvidos em ambientes virtuais de aprendizagem (ex.: Moodle), tais como:

  1. Exercícios;
  2. Trabalhos individuais e/ou coletivos;
  3. Fichas de observações;
  4. Relatórios;
  5. Autoavaliação;
  6. Provas escritas;
  7. Provas orais;
  8. Provas práticas;
  9. Seminários;
  10. Projetos interdisciplinares e outros.

Os docentes devem registrar no diário de classe, no mínimo, dois instrumentos de avaliação.

A avaliação dos componentes curriculares deve ser concretizada numa dimensão somativa, expressa por uma Nota Final, de 0 (zero) a 10 (dez), com uma casa decimal, à exceção dos estágios, trabalhos de conclusão de curso, ACs e componentes com características especiais.

O resultado das atividades complementares, do estágio, do Projeto Final de Curso e dos componentes com características especiais é registrado no fim de cada período letivo por meio das expressões “cumpriu” / “aprovado” ou “não cumpriu” / “retido”.

Os critérios de aprovação nos componentes curriculares, envolvendo simultaneamente frequência e avaliação, para os cursos da Educação Superior de regime semestral, são a obtenção, no componente curricular, de nota semestral igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.

Fica sujeito a Instrumento Final de Avaliação o estudante que obtenha, no componente curricular, nota semestral igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades. O estudante que realiza Instrumento Final de Avaliação, para ser aprovado, deve obter a nota mínima 6,0 (seis) neste instrumento. A nota final considerada, para registros escolares, é a maior entre a nota semestral e a nota do Instrumento Final.

Encontra-se abaixo, um resumo a respeito dos critérios de aprovação:

As especificidades avaliativas de cada componente curricular se encontram nos planos de aula. É importante ressaltar que os critérios de avaliação na educação superior primam pela autonomia intelectual.

O curso Tecnologia em Eletrônica Industrial encontra-se em processo de extinção no campus Campinas. Atualmente, o curso Bacharelado em Engenharia Elétrica está sendo oferecido no campus Campinas. Para facilitar o processo de transferência do curso Tecnologia em Eletrônica Industrial para o curso Bacharelado em Engenharia Elétrica, foi elaborada uma planilha com as disciplinas que podem ser aproveitadas.

- Tabela de Equivalência de Disciplinas Entre os Cursos Bacharelado em Engenharia Elétrica e Tecnologia em Eletrônica Industrial

Os alunos do curso podem utilizar a oficina de prototipagem (B002) para o desenvolvimento de protótipos associados ao trabalho de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, além de atividades regulares experimentais de compoenentes curriculares.

Para o uso da oficina, é necessário estar acompanhado da presença do professor responsável ou do técnico de laboratório.

O espaço é de uso compartilhado, por isso é necessário manter o espaço organizando, prezando pelas regras de segurança durante o uso do espaço.

O email para contato com a oficina é o seguinte O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial no Campus de Campinas do IFSP, é componente curricular obrigatório, estando consignadas 80 horas destinadas ao trabalho do estudante, as quais serão acrescidas à carga horária mínima prevista para as disciplinas do curso (2.400 horas), totalizando 2.480 horas de carga horária mínima para integralização do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) caracteriza-se por ser um exercício de pesquisa, criação, construção, avaliação e reflexão e tem como um de seus objetivos sistematizar o conhecimento adquirido no decorrer do Curso, tendo como base a articulação teórico-prática. Os alunos são incentivados ao estudo de problemas locais, regionais e nacionais, buscando apontar possíveis soluções no sentido de integrar a instituição de ensino à sociedade.

O TCC é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial e consiste no desenvolvimento ou análise de um sistema eletrônico, ou software, ou processo, ou método sobre um tema em Eletrônica ou áreas correlatas, bem como sua apresentação.

Informações Gerais sobre o Trabalho de Conclusão de Curso:

  1. Carga horária: 80 horas a serem cumpridas a partir do sexto semestre do curso;
  2. Forma de Apresentação: Os trabalhos de TCC serão desenvolidos de modo individual e os métodos de avaliação podem ser realizados pela elaboração e apresentação de uma monografia ou pela submissão e aprovação de um artigo científico em uma revista científica indexada.
  3. Orientação: A orientação do TCC poderá ser realizada pelos professores do Curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial; professores de outros cursos do IFSP também poderão ser credenciados como professores orientadores. Caberá aos professores orientadores a realização de encontros para apresentação e discussão do projeto, bem como a orientação para utilização de laboratórios e equipamentos necessários ao trabalho e a orientação para o desenvolvimento da monografia. Os encontros de orientação deverão ser devidamente registrados.
  4. Coordenação: A Coordenação do Curso designará professor para a coordenação geral do TCC, cabendo ao mesmo, entre outras coisas, a definição do calendário de atividades, a divulgação da lista de professores orientadores e respectivos temas bem como, ao final, a formação das bancas examinadoras para a arguição oral;
  5. Avaliação: No método de avaliação pela elaboração e apresentação de uma monografia, a mesma será submetida à apreciação de uma banca examinadora constituída por três professores, sendo um deles, necessariamente, o professor orientador.

Conforme previsto no PPC do curso, demais aspectos concernentes ao TCC constam no regulamento de TCC aprovado pelo NDE:

- Regulamento de TCC do curso Tecnologia em Eletrônica Industrial.

- Ata do NDE aprovando o regulamento.

Estão listados abaixo outros documentos importantes relativos a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso:

- Carta de aceite do orientador.

- Modelo de TCC em Latex.

Mais informações a respeito do TCC podem ser encontradas no site da biblioteca do Campus Campinas.

O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Para realização do estágio, deve ser observado o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº. 1204, de 11 de maio de 2011 Portaria nº. 1204, de 11 de maio de 2011, elaborada em conformidade com a Lei do Estágio (Nº 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares.

O estágio supervisionado para o Curso Tecnologia em Eletrônica Industrial do Campus Campinas não é obrigatório (facultativo) e são destinadas 240 horas àqueles que optarem em realizar. Neste sentido, o IFSP oferece, por meio de suas coordenadorias específicas e conforme seus regulamentos, supervisão para os alunos interessados em realizar o estágio supervisionado. Durante o período de estágio, caberá ao aluno estagiário atuar em uma ou mais frentes de formação da Tecnologia em Eletrônica Industrial

  • Inicio: O Estágio Supervisionado não obrigatório pode ser realizado a partir do 2º semestre do curso, ou ainda a partir do 1º semestre, mediante avaliação do colegiado do curso
  • Carga horária: A carga horária mínima para a realização do Estágio Supervisionado não obrigatório previsto para o Curso Tecnologia em Eletrônica Industrial do Campus Campinas é de 240 horas, com duração máxima da jornada de atividade de estágio respeitando os incisos I, II e § 1º do art. 10 da Lei 11.788/2008. O contrato de estágio terá sua validade apenas durante o período que o aluno mantiver matrícula ativa e frequência regular com a instituição de ensino no curso em questão. Além disso, a duração máxima de um contrato de estágio e possíveis termos aditivos posteriores não poderá ultrapassar o determinado no art. 11 da Lei 11.788/2008.
  • Acompanhamento e orientação: o Professor Orientador de Estágio será indicado pelo coordenador do curso, quando for o caso, conforme Art. 22 da Portaria nº 1204/2011 que regulamenta o estágio do IFSP, sendo designado pelo diretor geral do campus mediante portaria.
  • Supervisão: é obrigação da Concedente do Estágio a designação de funcionários/servidores de seu quadro de pessoal como Supervisor de Estágio, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, cabendo a este supervisionar e acompanhar as atividades do estagiário.
  • Coordenação: de acordo com o artigo 18 da Portaria IFSP Nº 1.204, de 11 de maio de 2011, a responsabilidade pela coordenação do estágio é da Coordenadoria de Extensão (CEX), devendo essa coordenadoria apoiar e coordenar as atividades do Professor Orientador de Estágio.
  • Formas de apresentação: estão previstos diversos instrumentos, detalhados no Manual do Estagiário IFSP, para possibilitar a apresentação das atividades desenvolvidas pelo estagiário. O aluno deverá descrever as atividades desenvolvidas durante o período de estágio, caracterizando a atuação, etapas de realização e as dificuldades técnicas encontradas na forma de um relatório de acompanhamento. Os relatórios serão regularmente apresentados ao professor responsável.
  • Convênios: compete à Coordenadoria de Extensão propor Convênios de Concessão de Estágio, quando for o caso, bem como supervisionar os Termos de Compromisso. A CEX, com o apoio do Professor Orientador de Estágio, deve prestar atendimento às empresas ofertantes de vagas de estágio, divulgando suas ofertas, bem como divulgar o perfil do Curso junto às possíveis Concedentes. É facultado ao IFSP celebrar Convênios de Concessão de Estágio com entes públicos e privados que atendam aos seus objetivos e regulamentos. A celebração de Convênio de Concessão de Estágio entre o IFSP e a parte concedente não dispensa a celebração do Termo de Compromisso, a ser firmado, obrigatoriamente, entre o IFSP, a parte concedente e o educando.
  • Documentos e requisitos necessários: são requisitos necessários à concessão do estágio os estabelecidos no art. 3º da Lei n° 11.788/2008 e a Portaria 1.480/2011 do IFSP. Sendo eles:
    • Matrícula e frequência regular do aluno;
    • Celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;
    • Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

Mais informações podem ser encontradas no portal da coordenação de extensão do campus

As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, agregando valor ao currículo do estudante. Frente à necessidade de se estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional, as ACs visam uma progressiva autonomia intelectual, em condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para colocá-los frente aos desafios profissionais e tecnológicos.

As Atividades Complementares no Curso são opcionais e podem ser realizadas ao longo de todo o curso de graduação, totalizando 80 horas. Todas as Atividades Complementares são contabilizadas mediante apresentação de documentação comprobatória por parte do estudante interessado, sendo validadas pelo coordenador do curso.

Para ampliar as formas de aproveitamento, assim como estimular a diversidade destas atividades, apresentamos a seguir uma tabela com algumas possibilidades de realização e a respectiva regulamentação:

- Tabela de Atividades Complementares.

O NDE (Núcleo Docente Estruturante) é um órgão consultivo e de assessoramento em cada curso superior do IFSP, responsável pela concepção, implementação e atualização do PPC (Projeto Pedagógico do Curso).

- Resolução Normativa IFSP n.º 01/2022, de 08 de março de 2022. Dispõe sobre o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

As portarias dos mandatos do NDE desde a sua primeira formação encontram-se no endereço eletrônico abaixo:

- Portarias designando o NDE.

Os relatórios elaborados pelo NDE encontram-se na pasta eletrônica abaixo:

- Relatórios elaborados pelo NDE.

O Colegiado de Curso é um órgão de função propositiva, consultiva e deliberativa no âmbito de cada curso de graduação para assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com as políticas e diretrizes da instituição.

Para garantir a representatividade da comunidade acadêmica, o colegiado possui em sua composição mínima:

  • 70% (setenta por cento) de docentes;
  • 10% (dez por cento) de discentes;
  • 10% (dez por cento) de técnicos administrativos com formação em educação.

- Instrução Normativa PRE IFSP nº 14, de 18 de março de 2022. Dispõe sobre o Colegiado de Curso.

As portarias dos mandatos do Colegiado de Curso desde a sua primeira formação encontram-se no endereço eletrônico abaixo:

- Portarias designando o Colegiado de Curso.

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