Estudantes do Ensino Médio do Câmpus Campinas participam do Canguru de Matemática
A cada ano, na terceira quinta-feira do mês de março, milhões de estudantes em todo o mundo (neste ano, mais de seis milhões) participam de uma importante competição internacional: o Canguru de Matemática. O Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) se juntou a milhares de instituições em 52 países para a aplicação da prova nesta quinta-feira (15/3), com a participação de cerca de 100 estudantes do Ensino Médio.
A aplicação da prova no Câmpus Campinas foi uma iniciativa das professoras de Matemática Cecília Pereira de Andrade e Aina Montessanti Selingardi.
Na avaliação das professoras, as olimpíadas de Matemática costumam despertar o interesse dos alunos para o aprendizado, representam uma conquista pessoal e experiência acadêmica. Elas confirmam que além de aprofundar os conteúdos vistos em sala de aula, a competição estimula o raciocínio lógico e matemático, promovendo um crescimento não somente em Matemática, mas também em outras disciplinas, bem como fora da sala de aula, nos desafios do dia a dia. Elas reforçam ainda o desejo de que a participação desperte nos alunos o gosto pela Matemática e também atraia aqueles que têm receio da disciplina.
Sobre a competição
A Canguru de Matemática é mais que uma competição descompromissada, é uma espécie de jogo. Ao contrário da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), estudantes de 7 aos 18 anos podem participar do evento em seis diferentes faixas etárias, resolvendo testes de múltipla escolha relativamente fáceis, em 90 minutos. A Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair os estudantes com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.
Veja mais sobre o assunto: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/
Redes Sociais