Página inicial > Notícias > Integrantes do projeto de extensão do IFSP entrevistaram as personalidades negras de Campinas: Alessandra Ribeiro e Gilberto Rodrigues

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 18h32 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 18h32

Os integrantes do projeto de extensão “Mapeamento e divulgação dos homenageados pelo diploma Zumbi dos Palmares, concedido pela Câmara Municipal de Campinas” tem realizado entrevista com as pessoas que foram homenageadas com este diploma, dentre os entrevistados estão Alessandra Ribeiro e Gilberto Rodrigues.

A equipe entrevistou Alessandra Ribeiro, vinda de uma família de mulheres negras, trabalhadoras de empregadas domésticas e lavadeiras, sua família preza muito pelos estudos e nela já possui doutoras e médicas, núcleo constituído pelo trabalho árduo e a busca de direitos. Tanto que  Alessandra  é formada em História, Mestre e Doutora em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, realiza estudos sobre memória, patrimônio e comunidades de Jongo, é gestora cultural da Fazenda Roseira, mestre e liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, importantes movimentos da resistência negra na cidade de Campinas, neste local  (Fazenda Roseira) acontecem alguns eventos; Arraial AfroJulhinho, Feijoada das Marias da Cidade, promove visitas culturais no espaço dentre outras atividades.

Vale a pena destacar que a Alessandra foi a 1º mulher negra a se candidatar à prefeitura da cidade de Campinas. Todos estes feitos levaram a homenageada a receber o diploma Zumbi dos Palmares, segundo a entrevistada “receber o prêmio Zumbi dos Palmares foi um momento significativo em minha jornada. Foi o reconhecimento de anos de luta e dedicação para promover a valorização da cultura negra e combater o racismo. Minha conexão com a comunidade jongueira, minha atuação como mãe de santo e minha participação em diversos movimentos negros emocionais para essa conquista. O prêmio reflete o impacto positivo que podemos ter quando nos unimos em prol de uma causa.”

Outro entrevistado foi Gilberto Rodrigues, que morou em vários bairros na cidade de Campinas, mas se estabeleceu na região dos Amarais, morador há 57 anos na região onde casou e criou os filhos. Durante este período, organizou grupos comunidade e assim fundou uma associação, o entrevistado relata que “quando precisávamos reivindicar algo, convocamos as pessoas para comparecerem à prefeitura e, na época, as pessoas compareciam em grande número”. A partir de tais ações, foi possível o asfaltamento dos bairros e a iluminação pública, participando ativamente de algumas ocupações. Em 2001, foi candidato a vereador que lhe rendeu 2900 votos, mas não conseguiu ser eleito ficando como segundo suplente. Foi nomeado pelo prefeito da época a administrador Regional da região dos Amarais, tornando-se referência para todos que precisavam de auxílio na região. Durante este tempo  enfrentou os problemas de criminalidade, falta de infraestrutura nos postos de saúde, creches e escolas, buscando melhorias para o bairro, passou a atuar nas comunidades católicas e junto às lideranças comunitárias. Nos anos de 2003-2004, enquanto atuou como vereador, sendo o 7º vereador negro da Cidade de Campinas, durante o seu mandato promoveu inuméras melhorias para a região, inclusive, a urbarnização dos bairros considerados periféricos. Segundo Gilberto, morar na região dos Amarais, na área mais violenta da cidade na época, trouxe obstáculos adicionais. Contudo, buscou enfrentar essas adversidades.

Além destes entrevistados, o grupo também entrevistou a Comendadora Edna Lourenço, acompanhe um trecho da entrevista.