Página inicial > Notícias > IFSP Câmpus Campinas sedia capacitação da Agência Espacial Brasileira

IFSP Câmpus Campinas sedia capacitação da Agência Espacial Brasileira

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 08h49 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 09h52

Nos dias 08 e 09 de junho de 2022, o IFSP Câmpus Campinas sediou evento da Agência Espacial Brasileira (AEB) para capacitação de professores no Programa GLOBE. O programa GLOBE é instruído pela NASA e conta com a Agência Espacial Brasileira para implementar e coordenar o programa no Brasil. A ação foi realizada em parceria com a Diretoria de Ensino de Campinas Região Oeste, e nesses dois dias
foram capacitados docentes tanto do câmpus Campinas quanto da rede estadual de São Paulo.

Os docentes aprenderam as metodologias para coletas de dados ambientais, as plataformas e as ferramentas disponíveis para possibilitar a realização de pesquisa cientifica com seus estudantes em sala de aula. Essa capacitação teve como foco os protocolos de coleta de dados disponíveis por meio do aplicativo GLOBE Observer, que são os de estudo de Nuvens, Árvore, Cobertura de Solo e o Mapeamento de Habitat de Mosquito. Foram realizados quiz, entrega de kits e coleta de dados em campo. Em aditivo, houve um momento para que os participantes pudessem discutir a respeito de quais projetos escolares poderiam ser realizados com os seus estudantes utilizando os protocolos do GLOBE.

Em paralelo, os alunos do IFSP, que se voluntariaram, participaram da Oficina de Lançamento de Foguetes de Garrafa PET. Onde os alunos aprenderam com os profissionais da AEB como construir um foguete, a função de cada item do protótipo, como coletar dados de lançamento com segurança. Foram realizaram os lançamentos em local aberto e seguro do câmpus visando colocar em prática os conhecimentos.

Clique aqui e veja fotos do evento e o vídeo de lançamento de foguete de garrafa PET