Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSP/Campinas tem primeiro projeto de inovação com recursos de empresa
Início do conteúdo da página

IFSP/Campinas tem primeiro projeto de inovação com recursos de empresa

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 19h11 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 10h51

O professor Tiago Carvalho, do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acaba de entrar para a história da recém-criada Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFSP). O professor é autor do primeiro projeto de pesquisa desenvolvido com contrapartida financeira de uma empresa privada e com a gestão de uma fundação de apoio. O projeto foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas/Fapesp (Pipe). 

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Tradeworks, na área de reconhecimento de padrões e inteligência artificial. Parte do projeto será desenvolvido no Instituto Federal, que terá, como contrapartida da empresa, o pagamento de uma bolsa de Iniciação Científica e recursos para materiais de consumo. A parceria prevê ainda a aquisição de uma workstation – equipamento de alto desempenho, com valor aproximado de R$ 50 mil, que será doada ao IFSP ao final do projeto.  

O contrato de cooperações técnico-científica com a empresa foi assinado na sexta-feira (8/12), pelo reitor Eduardo Antonio Modena. A Fundação Arthur Bernardes, credenciada como Fundação de Apoio do IFSP, será responsável pela gestão financeira do contrato.

Para o professor Tiago Carvalho, um dos benefícios mais importantes dessa cooperação está na projeção do nome IFSP como instituição capaz de encontrar soluções tecnológicas para desafios do mercado. Com corpo docente qualificado, este deverá ser o primeiro de muitos outros projetos que deverão fortalecer as pesquisas do câmpus, possibilitando a aquisição de equipamentos e a formação de profissionais habilitados em áreas estratégicas para o País.

Na avaliação do diretor-geral do Câmpus, Eberval Oliveira Castro, a parceria entre o IFSP/Campinas e o Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer criou um ambiente propício para a produção do conhecimento, disseminação da ciência e valorização da pesquisa. "A assinatura deste projeto representa o início de um importante e novo mecanismo para o fomento da pesquisa no IFSP", reforça. 

Processo

Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSP, Adalton Ozaki e o reitor, Eduardo Antônio Modena durante a assinatura da  cooperaçãoO trâmite para aprovação do projeto seguiu rigorosamente as normas previstas pela Resolução nº 19/2016, que aprova o regulamento para os projetos com financiamento interno ou externo do IFSP e pela Instrução Normativa PRP nº 3/2016

De acordo com o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSP, Adalton Ozaki, a agilidade do processo foi possível graças à atuação coordenada entre o pesquisador Tiago Carvalho, o coordenador de Pesquisa do Câmpus Campinas, Andreiwid Correa (que articulou os pareceristas e o Comitê de Pesquisa), o NIT e a Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRP).

Capacidade e referência

Mestre e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor Tiago Carvalho é revisor de importantes periódicos das áreas de Computação Forense, Processamento Digital de Imagens e Reconhecimento de Padrões como IEEE Transactions on Information Forensics and Security, IEEE Transactions on Image Processing, dentre outros. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se as áreas de computação forense, visão computacional, processamento de imagens e inteligência artificial, monitoramento e predição de desastres naturais.

Em 2011, recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado pelo SIBGRAPI'11, uma das maiores conferências de Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões da América Latina, por seu trabalho envolvendo a detecção de lesões causadas por retinopatia diabética em imagens de fundo de olho. Em 2014, também pelo SIBGRAPI, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado por seu trabalho em detecção de falsificações de imagens. Em 2015, recebeu o segundo lugar no concurso de teses e dissertações organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, também por seu trabalho envolvendo detecção de falsificações. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página