Página inicial > Notícias > IFSP/Campinas tem projetos premiados na Mostra Ciências e Tecnologia Instituto 3M

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 18h55 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 09h28

Dois projetos do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), uma na área de Física e outro na área de Química, ambos kits educacionais com o objetivo de facilitar a aprendizagem com protótipos acessíveis e de baixo custo,  foram premiados na V Mostra de Ciência e Tecnologia Instituto 3 M. A apresentação e premiação dos melhores trabalhos aconteceram nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Atividades "Fuad Assef Maluf" - SESI - Sumaré.

O Kit Educacional para Experimentos de Lançamentos Horizontais na Física conquistou a medalha de prata na modalidade ‘Ciências Exatas e da Terra. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes João Pedro Amaro Silva Vieira Alves e Jorbel Cirilo Junior, com a orientação do professor Edson Anício Duarte e coorientação do professor Flávio Djanikian.

O projeto tem o objetivo de auxiliar os professores de física para demonstrar de maneira lúdica o conceito de lançamento horizontal, no qual duas esferas serão lançadas de alturas diferentes em uma rampa, com velocidades diferentes e o contato dessas esferas com o chão se dá ao mesmo tempo. O projeto utiliza microcontrolador, display alfanumérico e sensores para a construção do protótipo.

O Modelo 3D de Química Orgânica para Montagem de Moléculas Acessível a Todos e de Baixo Custo conquistou a medalha de bronze na mesma categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. O projeto foi desenvolvido pelo estudante Geovany Candido, com a orientação do professor Daltamir Justino Maia e coorientação do professor Edson Duarte.

O kit de química orgânica apresenta como inovação a confecção de modelos 3D de elementos químicos, confeccionados com a impressão da letra correspondente ao elemento químico em sua superfície e também com a impressão do código Braille do elemento, facilitando o aprendizado de pessoas cegas ou de baixa visão. Foram selecionados os principais elementos químicos que são utilizados nas aulas de Química para o Ensino Médio e realizado seu modelamento mecânico. Estes modelos possuem encaixes que permitem a conexão de outros elementos químicos formando a molécula desejada.

A seleção dos premiados foi feita por meio da apreciação detalhada de todo o material produzido (diário de bordo, relatório, pôster, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores. O Comitê de Avaliação foi composto de professores da Universidade de São Paulo, pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos e técnicos voluntários da 3M.

Destaque na V Mostra Instituto 3 M

Sete projetos do Câmpus foram finalistas da V Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto.

A Mostra integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da USP para a sua realização.