Página inicial > Superior > Eletrônica Industrial > Cursos > Tecnologia em Eletrônica Industrial

Tecnologia em Eletrônica Industrial

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 20h33 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 13h39

Cursos Superiores - Elétrica - IFSP Campinas

Eletrônica, microprocessadores, automação industrial... Se esses conceitos atraem a sua atenção, você pode ter o perfil desejado para o curso superior ‘Tecnologia em Eletrônica Industrial’. O acesso ao Curso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O Curso tem duração de três anos, no período vespertino.

O curso está estruturado com disciplinas teóricas e práticas, de forma interdisciplinar, que desempenham um papel importante na formação do futuro profissional. Além das salas de aula, o aluno terá acesso ao Laboratório de Controle e Laboratório de Eletrônica Industrial, onde conteúdos e habilidades práticas serão trabalhados na forma de experimentos e projetos de aplicações.

Mercado de trabalho

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) abriga mais de 10 mil empresas de médio e grande porte, com alta demanda por mão de obra especializada. Assim, o campo de trabalho do tecnólogo em Eletrônica Industrial é vasto. O profissional formado no IFSP poderá atuar não somente nas indústrias de eletroeletrônica, mas também em todas as empresas que possuem sistemas elétricos, de controle, de automação e manutenção industrial. Dessa forma, podem-se elencar as empresas das áreas: química, petroquímica, de alimentos, serviços, plásticos, bebidas, automotivas, metalúrgicas, dentre outras que demandam mão de obra especializada.

O tecnólogo em Eletrônica Industrial projeta e desenvolve circuitos eletrônicos, planeja e supervisiona a instalação e manutenção de sistemas e dispositivos eletrônicos, controla a qualidade de produção, realiza vistoria, pericia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Além disso, o curso pretende fornecer os conhecimentos necessários para que seu egresso seja capaz de empreender e de atuar em projetos de inovação tecnológica. Ou seja, o aluno receberá uma formação que inclui o desenvolvimento de habilidades de avaliação e planejamento; vai conhecer diferentes formas de empreendimentos e gestão aplicada, além de controle e organização de uma empresa.

Diferencial

Uma singularidade do IFSP/Câmpus Campinas é a estreita relação com o Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer", o que possibilita, já na formação, a integração com agentes dos setores acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial, visando à oferta de bens e serviços à sociedade.

Coordenador do Curso: Marcio Bender Machado

Projeto Pedagógico de Curso

Estrutura Curricular

Horário das disciplinas do curso