IFSP Campinas é Bi-Campeão em Engenharias na FENADANTE 2022!

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 15h11 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 15h11

Alunos do 4° ano de eletrônica integrado ao ensino médio foram campeões pelo 2° ano seguido na categorias engenharias da FenaDante 2022, apresentando projeto DISPOSITIVO MICROCONTROLADO PARA CÁLCULO DE ÁREAS IRREGULARES UTILIZANDO O MÉTODO DE GAUSS – FASE II.

Os alunos Gustavo Guimarães, Paulo Regatieri e Paulo Murata iniciaram o projeto em 2021 e agora o protótipo apresenta novas funcionalidades como integração a um aplicativo de celular, encapsulamento plástico, conta com um circuito impresso e mede distâncias pontuais semelhante a uma trena eletrônica.
Este projeto desenvolvido dentro da disciplina de Projetos Integradores do curso de eletrônica e orientado pelos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortoloti.
Segundo o professor Edson Duarte este ano participamos com alunos dos 2° e 4º anos de eletrônica do IFSP é mais uma vez mostramos para a comunidade externa a qualidade e excelência dos projetos integrados que desenvolvemos dentro do IFSP.

De acordo com o aluno Regatieri: "Participar da 4° Edição da FenaDante foi uma experiência única, pois se encontra pessoas do mundo inteiro, que estão tão envolvidas com a ciência como você e, além disso, é incrível  conseguir expor sua ideia, seu projeto e todo desenvolvimento que você teve desde do início para  avaliadores do Brasil inteiro, que sempre  estão dispostos a ajudar à melhorar o seu projeto. A cada avaliação, crítica e feedback você se sente realizado por estar conseguindo desenvolver pesquisas científicas com excelência no nosso país. Ganhar o 1° lugar de engenharia não foi fácil, tivemos muito trabalho, noites sem dormir e fins de semanas sem descanso, mas não me arrependo de trocar essas coisas, pois nós conseguimos ganhar em primeiro em engenharia e ser bicampeão da FenaDante."

A FeNaDANTE (Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri) é uma Feira de Ciências e Tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação de pesquisas de pré- iniciação científica desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes localidades brasileiras e de alguns países. Pretende-se, assim, fomentar o desenvolvimento desses projetos dentro das instituições de Ensino Básico, possibilitando um maior envolvimento dos alunos com as diversas áreas do conhecimento

Além da 1° colocação em engenharia os alunos conseguiram as seguintes credenciais:

FETEC-MS - Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul - Biogás
MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Novo Hamburgo RS - Gauss
EXPOCETI - EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO São Lourenço da Mata - Pernambuco - Água Suja Jamais

Quando foi: 19 a 24 de setembro de 2022
Onde foi: Colégio Dante Alighier, São Paulo - Capital

Projetos apresentados na feira:
1 - GERAÇÃO ENERGIA LIMPA  A PARTIR DO BIOGÁS
2 - CAIXA D´ÁGUA SUJA JAMAIS! VERIFIQUE COM SEGURANÇA
3 - DISPOSITIVO MICROCONTROLADO PARA CÁLCULO DE ÁREAS IRREGULARES UTILIZANDO O MÉTODO DE GAUSS - FASE II

Parabenizamos a todos pelo ótimo desempenho!