Realizações do projeto de extensão “Vozes da Ancestralidade”, IFSP Campinas

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h55 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 10h27

Realizações do projeto de extensão “Vozes da Ancestralidade”, IFSP Campinas

Em agosto de 2022, o projeto de extensão “Vozes da Ancestralidade”, coordenado pela servidora Tatiane Salles, alcançou cerca de 900 estudantes, ao longo de onze eventos pedagógicos de temáticas afro-brasileiras, nas escolas parceiras. As atividades foram realizadas por pesquisadores e lideranças culturais convidadas, junto à equipe de bolsistas e colaboradores do projeto, Micael Prado, Lais Eriane, Lay Gomes, Rosana Gomes, Rosangela Gomes e Geice Lima.

Agradecemos às escolas parceiras! Foram três atividades realizadas na EE Mario Natividade, localizada no bairro Vila Padre Manoel da Nóbrega e duas atividades na EE Newton Oppermann Pimenta, localizada no bairro Jardim Florence. Desenvolvemos, ainda,  mais duas atividades na EE Elvira de Pardo Meo Muraro e uma atividade na EE Tenista Maria Esther Andion Bueno, ambas localizadas no bairro Satélite Íris, onde está em funcionamento nosso IFSP Campinas.

Agradecemos às parcerias de Bianca Lúcia, representante da Fazenda Roseira e Comunidade Jongo Dito Ribeiro; Davi Rosa, do Ponto de Cultura Ibâo; Guilherme Oliveira, historiador e pesquisador da UNESCO, um dos responsáveis pelo mapeamento de 20 lugares de memória afro de Campinas; e Reginaldo Bispo, integrante do Movimento Negro Unificado (MNU), que trouxe experiências sobre a atuação do MNU na cidade de Campinas.

Apresentações também foram realizadas pela coordenadora do projeto, Tatiane Salles, com a palestra “Quando Me Descobri Negra”, discutindo identidade étnico-racial a partir de suas experiências como mulher negra e seu processo em “tornar-se negra”.

No campus, desenvolvemos três eventos pedagógicos com estudantes dos cursos médios de Informática e Telecomunicações (EJA). E com o projeto de extensão “Cine debate”, coordenado pelo professor Flávio Djanikian. Atendemos a proposta de nossa estudante e ativista negra Fabi Felix, realizando uma sessão do filme “O ódio que você semeia” (2018, dirigido por George Tillman Jr.). O filme foi seguido de debate com mesa composta com Fabi Felix, Tatiane Salles e Geice Lima. Nossos agradecimentos aqui aos demais docentes e coordenadores que colaboraram com os horários e divulgações.

Durante as ações foram aplicados 531 questionários, os quais tiveram como objetivo avaliar a aprendizagem sobre as temáticas e a sua importância. Esse método foi utilizado como forma de aferir a relevância dos temas apresentados para os estudantes. Os resultados obtidos serão apresentados no final do projeto, e por conseguinte, nas escolas parceiras, para mostrarmos o impacto das atividades na comunidade escolar.

As atividades estão sendo muito ricas, nas quais recebemos muitos agradecimentos dos estudantes e professores que acompanharam as formações. Aqui também nosso agradecimento por juntos aprendermos a reconhecer nossa identidade afro-brasileira no dia-a-dia, não apenas no mês de novembro, dedicado à Consciência Negra.

Aproveitamos para apresentar alguns dos registros das atividades do mês de agosto. Além disso, outras fotos poderão ser vistas pelo álbum do projeto disponível na página da biblioteca.