Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Guia do Aluno Ingressante

Publicado: Quinta, 18 de Março de 2021, 13h44 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 09h05

Seja bem-vindo ao Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas!

Este guia contém as principais orientações à sua ambientação no campus. Neste momento, é muito importante você ler atentamente este guia e seguir os passos para realizar seus acessos aos sistemas acadêmicos. Lembre-se que sua senha é exclusiva sua e não deve ser compartilhada com ninguém.

 

Site do Campus cmp.ifsp.edu.br

Em nosso portal você terá acesso as publicações oficiais do Campus, informações dos cursos, Calendários Acadêmicos, entre outros. Você encontrará também a aba Espaço Aluno, localizado na lateral esquerda, onde estarão disponíveis as orientações de Apoio, Educacional e atalhos para acesso aos Sistemas.

 

Neste primeiro momento, é muito importante seguir os três primeiros passos. Com o seu prontuário em mãos, o primeiro passo é realizar acesso ao SUAP, fazendo a criação de senha, dessa forma, você terá acessos aos outros sistemas.

 

1º PASSO - ACESSO AO SUAP suap.ifsp.edu.br

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFSP será muito utilizado em sua vida acadêmica no Campus Campinas. Nele você encontrará informações, serviços e terá acesso a outros sistemas e plataformas.

O Primeiro Acesso deverá ser realizado neste endereço, no qual você irá criar sua senha pessoal. Lembre-se que seu Login é formado pela sigla do Campus seguido do número do seu prontuário (CP+Prontuário).

Para obter instruções detalhadas e ilustradas, clique aqui.

No menu Ensino, localizado na lateral esquerda da tela, estarão disponíveis seus dados pessoais e acadêmicos, como horário de aula e boletins.

OBS: Não se esqueça de verificar sua Caixa de Mensagens, pois este é um meio de comunicação institucional, onde o professor também poderá entrar em contato com você.

Na aba Dados do Aluno, opção Documentos, você terá acesso à matriz curricular do seu curso e poderá emitir atestados.

Na opção Turmas Virtuais, você terá acesso aos detalhes das turmas nas quais você está matriculado, além dos fóruns de discussão, materiais de aulas e trabalhos.

Em Requerimentos, você terá acesso à Web Secretaria, para solicitação e acompanhamento de documentos acadêmicos em qualquer hora e em qualquer lugar.

OBS: Para acessar essa opção, realize o login no SUAP, clique em sua foto e selecione a aba Requerimentos. Se seu objetivo é criar um Novo Requerimento, basta selecionar a opção Adicionar Requerimento e seguir as orientações disponíveis. As dúvidas, sobre esta etapa podem ser esclarecidas com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O SUAP disponibiliza também o Acesso do Responsável às informações do estudante, para acesso deverá ser informada a matrícula do aluno (CP+Prontuário) e a chave de segurança.

 

2º PASSO - CRIAR SEU E-MAIL INSTITUCIONAL

É por este e-mail (@aluno.ifsp.edu.br) que você receberá TODAS as mensagens enviadas pelos sistemas institucionais. Ele possibilita acesso exclusivo apenas para estudantes do IFSP, com ele você tem acesso a ferramentas da Microsoft e Google gratuitamente, como Office 365, armazenamento de arquivos em nuvem, entre outros, além de garantir sua privacidade acadêmica. Lembre-se que ele também será necessário para acesso ao Moodle.

No Suap, no Quadro de Informações e Avisos, estará disponível uma solicitação para assinatura do Termo de uso do e-mail acadêmico, leia o termo na íntegra e clique em Li e Concordo. Após, clique em Avançar. Escolha seu e-mail dentre as opções disponíveis no Quadro de Informações e Avisos e selecione uma das opções de endereço. Clique em Enviar. Você receberá as instruções em seu e-mail pessoal.

Para obter instruções detalhadas e ilustradas, clique aqui. Neste link também há orientações para recuperar sua senha.

Após a definição de suas credenciais (e-mail institucional e senha), você deverá fazer o login neste endereço.

Esta sincronização pode levar até duas horas. Só avance ao próximo passo, caso você consiga acessar o e-mail.

 

3º PASSO - ACESSO AO MOODLE moodle.cmp.ifsp.edu.br

Atenção: Só teste o acesso ao Moodle, caso você tenha conseguido acessar o e-mail institucional.

Este sistema será a sua sala de aula virtual. Em nosso site, no Espaço do Aluno, está o link para acessá-lo. Escolha a opção IFSP SUAP, na lateral direita para que o acesso seja realizado com o login e senha já criados para o Suap. Automaticamente, você será direcionado para a tela inicial do Moodle.

Para obter instruções detalhadas e ilustradas, clique aqui.

Você visualizará todas as disciplinas nas quais está matriculado e que também constam no Suap, no menu lateral.

Todo o conteúdo da disciplina é desenvolvido pelo professor, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso e é apresentado a cada aula. Pelo sistema, o professor poderá disponibilizar materiais das aulas, atividades, links para acesso às aulas síncronas, entre outras funções. Fique atento!

 

Acesso ao Office 365 e Microsoft Teams

Em função da parceria da Microsoft e do IFSP, o aluno tem acesso a um pacote de aplicativos que auxiliam no meio acadêmico, para fins de aprendizado, ensino e pesquisa e que podem ser utilizados online.

O Teams é uma plataforma de comunicação que possibilita a realização de aulas online, videoconferências e troca de arquivos entre docentes e estudantes.

Essa plataforma está inclusa no Office 365, que permite colaborar e compartilhar trabalhos escolares. Além do Microsoft Teams, o Office 365 disponibiliza acesso para Word, Excel, Power Point, OneNote e outras ferramentas para sala de aula.

Para se cadastrar, acesse a página de login da Microsoft, clicando aqui e digite seu e-mail institucional. Escolha a opção “Eu sou um Aluno” e preencha os dados solicitados. Leia os termos e condições e, caso esteja de acordo, clique em Iniciar. Na página de convite de mais pessoas, selecione Ignorar.

Após a finalização do cadastro, acesse o Office neste endereço, clique em Entrar e digite seus dados (e-mail institucional e senha). Lembre-se de utilizar a senha criada no site da Microsoft. Em até 72 horas seu acesso estará disponível e você poderá desfrutar das ferramentas disponíveis.

 

Acesso a rede Wi-Fi do campus - EDUROAM

O Campus Campinas disponibiliza o serviço de internet para os alunos que possuam equipamentos com suporte a rede sem fio, otimizando e priorizando os serviços de comunicação para fins acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento social.

A rede sem fio Eduroam é uma rede de serviços internacional de roaming para os usuários em pesquisa no ensino superior e cursos subsequentes. Ao visitar uma instituição participante, seu equipamento sem fio, se já estiver sido configurado corretamente deverá se conectar automaticamente. A configuração da rede é a mesma em todo o mundo.

Importante: Para acessar a rede é necessário estar vinculado ao IFSP como aluno matriculado e possuir as credenciais (usuário e senha) de acesso ao SUAP.

Para obter instruções de acesso a rede Eduroam, clique aqui.

 

Acesso à biblioteca

A biblioteca tem como função coordenar, conservar, armazenar, realizar o processamento técnico, manter atualizado e divulgar o acervo bibliográfico dos assuntos relativos aos programas de ensino da instituição. Oferece aos seus usuários consulta local, levantamento bibliográfico, empréstimo domiciliar, renovação e reserva de material bibliográfico via web, acesso à coleção de normas ABNT, AMN, Diários Oficiais e a BVP, orientação para normalização bibliográfica de acordo com as normas ABNT, elaboração de ficha catalográfica, acesso aos computadores, Tablets e também a internet.

Para mais informações, sistemas e atalhos da Biblioteca, clique aqui.

 

Dúvidas? Fale com nossa equipe

Em caso de dúvidas, você pode enviar um e-mail à Coordenação do seu curso ou diretamente aos setores, clique aqui para acesso aos e-mails.

Caso tenha algum problema de acesso aos sistemas, contate a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Se deseja receber alguma informação sobre sua matrícula, contate a Coordenadoria de Registros Acadêmicos, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para informações sobre bolsas e auxílios, contate a Coordenadoria Sociopedagógica, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Caso necessite de mais instruções a demais manuais dos sistemas, consulte a página com manuais da Reitoria clicando aqui ou consulte os manuais do campus clicando aqui.

 

Siga também nossas redes sociais e fique por dentro as informações do campus:

 

ATENÇÃO ALUNO!

Não deixe de ler o Guia do Estudante do IFSP e lembre-se de tratar a todos com cordialidade, manter um comportamento adequado e ético e, adaptar-se ao trabalho educacional e coletivo.

Leve sempre com você sua identificação estudantil e apresente-a sempre que solicitado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página